Castanha e vinho <br>com preços baixos à produção
No dia em que se celebrou o S. Martinho, 11 de Novembro, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou para a baixa do preço da castanha pago ao produtor: em comparação com o ano passado, baixou entre 30 e 50 por cento.
«O descontrolo dos “mercados” não está a assegurar os preços à produção em níveis compensadores», salienta, em nota de imprensa, a CNA, informando que «a castanha começou por ser vendida, no início de Outubro, em média, a preços na produção à volta dos dois euros/kg», valor que «baixou e bastante» em relação a 2014, «consoante a região, calibre e variedade». No entanto, os preços ao consumidor mantém-se acima dos três euros/kg.
A Confederação dá ainda conta de que «as doenças (“cancro” e “tinta”) e as pragas (vespa “das ganhas”) do castanheiro continuam a grassar e a destruir vastas áreas de soutos, sem que haja um programa nacional – promovido pelo Governo – para dar combate eficaz a estas situações de (falta de) fitossanidade».
Relativamente à produção de vinho, que este ano é de excelente qualidade, a CNA condena, de igual forma, a «manutenção dos preços (baixos) do ano passado».